Postagens populares

terça-feira, 16 de abril de 2013

OS PIORES TIPOS DE CHEFES

Pior tipo de chefe


 


A Adencon Consultoria, através de sua experiência e dos relatos conseguidos através dos tempos, traz no presente artigo os dez piores tipos de chefes. Identificá-lo para poder trabalhar suas carências é a melhor forma de dar direcionamento à sua equipe na busca de resultados.



O chefe ou um superior hierárquico, é uma pessoa como qualquer outra que por razões de competência, laços familiares ou mesmo longa convivência no trabalho, acabou alcançando ou colocado no posto. Entretanto, todos eles possuem suas fraquezas e quando não trabalhadas adequadamente também pelos seus superiores, permitem que os seus subordinados tomem conhecimento mais dos seus defeitos do que de suas qualidades, chegando em alguns casos a virar motivos de chacotas. Em muitas empresas, o parente é defendido no cargo com unhas e dentes pela diretoria, sem levar em consideração os resultados que estão sendo obtidos. Nesses casos a falha é sempre dos demais funcionários, nunca do chefe. É preciso estar atento em todos os níveis para esses acontecimentos pois todos terão muito a perder. Relacionamos a seguir os 10 piores tipos de chefes e em época oportuna daremos outras dicas . Qualquer semelhança com o seu emprego ou a sua empresa, é uma mera coincidência.


1. O “Elo mais Fraco”.  Pior que um chefe agressivo é aquele que, não tendo confiança em si, direciona as suas inseguranças contra os outros. Não são, de forma alguma, más pessoas, apenas muito inseguras e por isso temem qualquer eventual ameaça ou confronto direto. Este tipo de chefe não lida bem com pessoas ambiciosas e tem sérias dificuldades em marcar uma posição entre os seus subordinados.


2. O “Militar”. Regras, normas, códigos de conduta. Para este tipo de chefe a vida no escritório seria facilmente confundida com o regime militar, Rígido, rigoroso e severo, não admite oposição e, quando confrontado, tem tendência a ser violento no uso das palavras. Apesar de organizado, a inflexibilidade e rigidez das suas normas são frequentemente um obstáculo à evolução e à mudança.


3. O Inconstante. Diferentes critérios de acordo com  as pessoas, diferentes opiniões de acordo com os dias, o chefe inconstante é, normalmente, uma pessoa difícil de se lidar. Normalmente, é também indeciso e inseguro, e as suas dúvidas levam a sucessivas alterações e decisões de ultimo minuto que podem pôr em desgraça o trabalho de toda a equipe.


4. O “Amigo” . “Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque”, é uma expressão portuguesas mas bem conhecida de todos e que alguns tendem a esquecer. Muitas vezes, a proximidade é a forma encontrada para o seu chefe se manter a par de todos os boatos e mexericos, e saber tudo o que se passa dentro e fora da empresa. Apesar de aparentemente agradável, esta proximidade pode ser muito prejudicial e, para evitar dissabores, o melhor é manter sempre bem demarcada esta barreira entre a relação profissional e pessoal.


5. O preguiçoso. Chega sempre depois da hora e, normalmente, opta por uma hora de almoço prolongada, aparecendo só para marcar presença ao final do dia. Mesmo quando na empresa, é raro vê-lo a fazer alguma coisa além do “mandar fazer”. Não sabe trabalhar com prazos e qualquer projeto em que se envolve, o mesmo está destinado ao fracasso.


6. O ausente.
 Normalmente, assume o cargo por uma questão de prestigio, por imposição ou mesmo laços familiares com a direção, sem ter qualquer interesse real no negócio ou projeto que lhe é entregue. Acaba por não ter grande interferência direta no dia-a-dia da empresa, e só assume formalmente o cargo, deixando todo o trabalho delegado para a sua equipe. Regra geral, se a empresa já tem uma atividade estável e um ritmo equilibrado, as consequências desta falta de chefia não são significantes para os resultados finais. No entanto, a falta de uma figura que dirija a equipe e, consequentemente, a apoie e oriente, pode dar lugar a conflitos internos e muita insatisfação e confusão.


7. O perseguidor. Com alguns toques de perversidade, ou mesmo sadismo, o perseguidor não dá tréguas quando escolhe uma vitima a quem pretende destruir toda a autoconfiança. E o que começa com algumas criticas subtis ao seu trabalho e/ou comportamento, chega muitas vezes a atingir níveis absurdos de humilhação pública. Se for uma das suas vitimas, o melhor é nem sequer perder tempo em enfrentá-lo, porque dificilmente conseguirá vence-lo.


8. O Ansioso. Em permanente stress, o chefe ansioso não consegue controlar os seus receios de fracasso. Tem tendência a dramatizar cada pequeno obstáculo e a imaginar conspirações e intrigas contra si. Desconfiado e impaciente, dificilmente consegue ser um bom chefe e liderar uma equipe de forma produtiva. A melhor forma de reduzir a sua ansiedade, é tentar mantê-lo permanentemente informado sobre o que você está fazendo.
9. O “Sabe Tudo” . Nunca tem dúvidas e raramente se engana, e considera que tem a chave de todo o poder e razão. Apesar de ser geralmente, uma pessoa competente e inteligente, esta prepotência é uma forma de esconder a sua insegurança. Por acreditar que só ele tem a capacidade para desempenhar as suas funções, é muito autoritário e tem grandes dificuldades em delegar competências o que facilmente origina desmotivação em toda a sua  equipe.


10. O Pessimista. Tem sempre a visão mais negativa das coisas e as piores perspectivas sobre o que pode acontecer. Normalmente, o seu pessimismo dificulta a sua capacidade de decisão, e prefere esperar até que uma solução se imponha do que fazer uma escolha e aceitar as respectivas consequências. A melhor forma de lidar com ele, é ter cuidado para não deixar que o pessimismo se alastre a toda a equipa e, pouco a pouco, ajudá-lo a ver o lado positivo de cada situação, fortalecendo a sua confiança para a tomada de decisões.



OS PIORES TIPOS DE CHEFES

2 comentários:

  1. Falta um tipo característico de chefe: geralmente não é brasileiro ou europeu. Aquela chefia SORRIDENTE...cuidado...muitos são orientados a sorrir para conquistar e depois minar as defesas da vítima. Avalie com cuidado os SORRIDENTES...hi...hi...hi...não diga que não avisei.

    ResponderExcluir