Postagens populares

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A IMPORTANCIA DA CONSULTORIA

Encaixe certo


 


Do ano de 2012 muitos nem lembram mais. Porém, quais propósitos foram traçados, e destes quantos realizados com êxito?


E se não, quais lições você tirou dos erros cometidos no passado? Está faltando encaixar alguma coisa não é mesmo?


Sempre queremos que o próximo ano comece logo para apagar as frustrações do ano que se findou e planejar tudo outra vez. E cá estamos nós já no segundo semestre de 2013, e o que você fez para melhorar sua empresa ou sua vida profissional? Elaborou metas e objetivos para o novo ano? Este ano o trabalho está fluindo? O índice de satisfação dos seus clientes e subordinados aumentou? Justamente por conta dessas perguntas, ou entraves, é que surge a consultoria para lhe auxiliar.


 


Todos necessitamos, vez ou outra, de uma consultoria, seja na explicação de um simples extrato bancário, na localização de um endereço ou na elaboração do imposto de renda. Até mesmo os clientes, antes de adquirir um produto, consultam amigos ou outros clientes para opinar a respeito. Na empresa, na vida política e profissional não é diferente.


 


Simplificando, consultoria é aconselhar, direcionar. É ajudar a enxergar o que outrora era obscuro. O consultor é o psicanalista do seu negócio. Ele tem uma visão privilegiada em relação a empresa e ao profissional, pois observa tudo de um ângulo diferente. Ele traça os caminhos, elabora diagnósticos, faz com que se aprenda a traçar estratégia sem precisar ditar regras. Analisa os resultados levantados, não desprezando as qualidades do consultado, e sim colocando-as à mostra, dentro da sua realidade.


Antes de planejar algo, ele se preocupa com a realidade da sua empresa ou do seu negócio. Por meio do levantamento de informações, cria diagnósticos para auxiliar na mudança da situação atual. O consultor consegue apontar o potencial que a empresa tem (seus pontos fortes), e ajuda no planejamento feito pelo próprio empresário, orientando-o a se organizar no tabuleiro e a jogar com segurança, sendo criterioso, inovador, inteligente, mas acima de tudo, estrategista. Portanto, não se deve ter receio em consultar com um profissional ou grupo de profissionais, já que a consulta fornecida pode significar o sucesso da carreira ou a sobrevivência da empresa.


Muitas empresas fracassam no seu trajeto por exclusiva falta de conhecimentos e práticas adequadas de gestão empresarial. Mesmo que se tenha o conhecimento, muitas vezes não se consegue implementar as melhorias, porque tem-se a dificuldade de estabelecer a melhor maneira do como fazer na prática.


A consultoria empresarial vem de encontro com essas necessidades, encurtando o tempo e permitindo saltos de melhorias. Os termos usados para esse trabalho são dos mais diversos: consultoria empresarial, consultoria em gestão empresarial, consultoria em administração de empresas, consultoria em desempenho organizacional e tantos outros, mas o objetivo deve ser um só: ajudar a empresa a melhorar a sua operação e gestão e obter os melhores resultados.


Num cenário de grande competitividade, a consultoria empresarial torna-se a solução de menor curto prazo e de melhor custo-benefício. Toda a experiência e o conhecimento do consultor é aplicado na empresa, em dose concentrada, de forma objetiva e eficaz.



A IMPORTANCIA DA CONSULTORIA